sábado, 30 de abril de 2011

A vida é feito andar de bicicleta: se parar você cai.

           Pujança, idealismo, lutas renhidas por uma causa. A vontade heróica do estudante de uma determinada época neste Brasil dava-se de maneira voluntária, nas reuniões, em lugares fechados escolhidos pela classe ou em manifestações nos logradouros públicos, para dizer aos que lhes eram contrários, o sentimento de liberdade no grito e na raça, sinalizando seu protesto, até mesmo no período em que tudo era censurado.
           Os valores inestimáveis e o conceito formado em torno do estudante de outrora era de tal forma, que nas repartições públicas ou privadas, quando se indagava sobre a profissão era posto no documento: Estudante.
Estudantes, também podemos fazer nossa parte. "Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única, no momento certo, que gera os resultados esperados. Fazer a diferença começa de dentro para fora A odontologia precisa está na casa de todo cidadão,pois  o sorriso abre um leque de oportunidades.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A atenção à saúde bucal implica, por outro lado, atuar concomitantemente sobre todos os determinantes do processo saúde-doença bucal. Isso exige uma abrangência que transcende não apenas o âmbito da odontologia, mas do próprio setor saúde.       A atenção à saúde bucal é constituída, pelo conjunto de ações que, incluindo assistência odontológica individual, não se esgota nela, buscando atingir grupos populacionais através de ações de alcance coletivo com o objetivo de manter a saúde bucal.           
A partir do entendimento que todos nós temos de saúde enquanto direito, é nosso dever lutar para que este sistema seja desenvolvido em sua plenitude. Essa é uma forma de, inclusive, promover mais justiça social, mais democracia e mais humanidade dentro da sociedade. Não podemos parar!!!

                       http://www.turmadobem.org.br/br/

Um comentário:

  1. Olá Clef
    Achei este texto de uma sensibilidade enorme.Bom tê-lo conosco nesta batalha.
    Abraço Andrea

    ResponderExcluir