sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pacto dos Prefeitos

 

Embora estejamos muito felizes com os excelentes resultados alcançados nesses 10 anos de TdB, temos que admitir que ainda fizemos muito pouco. Transformamos a vida de 23 mil jovens? Sim! Mas só isso não resolve o problema. Todos os dias, milhões de brasileiros sobrevivem com dores de dente (e tudo o que está relacionado a isso).

Um problema desse porte exige muito mais do que a dedicação e o esforço do trabalho de voluntários – por mais que esses já façam uma gigantesca diferença. Para mudar, é imprescindível que o poder público acorde para a triste realidade da saúde bucal brasileira.

E essa mudança tem que começar por nós, que sentimos na pele os dramas deste país de desdentados. É nossa missão transformar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal, promovendo soluções de acesso a tratamentos odontológicos. Nós precisamos influenciar e mudar políticas públicas para agir em larga escala.

2012 é ano de eleições municipais. Pensando nisso, estamos propondo uma grande mobilização para esse ano. Essa é a hora perfeita para agirmos.

Queremos abordar diretamente os candidatos a prefeito de todo o Brasil, propondo um pacto em favor da saúde bucal. A ideia é apresentar um termo de compromisso a estes candidatos de modo a comprometê-los moralmente a dar uma atenção pormenorizada à saúde bucal, particularmente ao tratamento curativo, e a sancionar e implementar projetos de lei que facilitem o acesso da população à Odontologia.

Para tal, precisamos tratar a todos com máxima imparcialidade: mesmo que, num determinado município, um candidato já se coloque como amplo favorito, a TdB deve apresentar o documento a todos os interessados. Assim, independente de quem ganhe, teremos um compromisso assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário