sábado, 20 de agosto de 2011

Por um mundo mais sorridente

            Ontem cheguei na faculdade e fui à clinica de odontopediatria, várias e várias crianças na sala de espera, algumas demonstrando um pouco de medo e outras dizendo com o olhar: me atende tio!!! Como todas aquelas crianças seriam atendidas?? Lembrei imediatamente dos Dentistas do Bem. Fazer pelos outros, o que faríamos pelos nossos filhos.

         A TdB é uma organização que só existe porque, historicamente, a falta de acesso a tratamento odontológico não foi vista como problema de saúde pública. Ou seja: nossa ação é majoritariamente política. Nosso principal objetivo é mudar a percepção da sociedade acerca da importância do tratamento odontológico e como esse é uma ferramenta eficaz de inclusão social. As 20 mil crianças que atendemos atualmente não são nada perto dos milhões de pessoas que passam a vida inteira com dores nos dentes, sofrendo as conseqüências disso! Mesmo assim, nossa ação é importante... importante porque estamos incomodando... importante porque, aos poucos, nós estamos mostrando ao grande público a importância da odontologia (não apenas do ponto de vista estético, mas, também, social e da saúde!)... 

E nós não somos bonzinhos por conta disso... nós somos políticos, na melhor acepção da palavra. Nós estamos pensando no coletivo. E só assim nós poderemos construir um mundo melhor... um mundo onde todo mundo poderá sorrir... um mundo onde todos viverão bem, independente de sua classe social! Um mundo onde os Dentistas do Bem não serão mais necessários!!!

Fiquei pensando em casa, será que eu não poderia selecionar as crianças que apresentassem os casos mais graves e encaminhar para um dentista do bem??? Ou chamar o coordenador daqui de Recife e encaminhar essas crianças?? Tanta gente precisando!! Ganhar um sorriso de volta é tao bom!

        Blog:  http://abraaboca.folha.blog.uol.com.br/ 
        Twitter: @Bibancos

Um comentário: